domingo, 13 de março de 2011

Revolução cultural nos quadrinhos - Texto apresentado na POSCOM2010

No início de dezembro de 2010 participei do VII POSCOM, congresso realizado na PUC do Rio, com o objetivo de discutir "Comunicação Contemporânea e Dispositivos Midiáticos: Convergência, Compartilhamento e Consumo". Nesse evento apresentei um texto de um estudo inicial sobre Indústria Cultural e Quadrinhos.




Fonte: http://poscom2010.blogspot.com/


O texto com o título de "Revolução cultural nos quadrinhos: desconstruindo as histórias em quadrinhos da contracultura." tem a proposta de que:
"Partindo da ideia de que o desenvolvimento cultural é primordial para a construção de uma sociedade e da identidade do indivíduo, esse artigo é um texto preliminar sobre a utilização de narrativas em histórias em quadrinhos como agentes de transformação social. Com foco na visão capitalista, onde os bens culturais tornam-se produtos e passam a fazer parte de um sistema de troca de mercadorias, as HQ como meio de comunicação com base no design, se apresentam como artefato tanto de divulgação de uma ideologia de poder vigente ou como um mecanismo de revolução."

O texto na íntegra pode ser visto aqui, ou nos Anais do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário