sexta-feira, 22 de abril de 2011

Artigos meus, sobre acessibilidade, apresentados em Congresso Internacional de Comunicação.

Na semana que antecedeu a páscoa fui a São Paulo, participar do IV WCCA - World Congress on Comunication and Arts, onde tive dois trabalhos aprovados. Gosto desses eventos porque sempre possibilitam conhecer novas pessoas e discutir questões muitas vezes esquecidas no dia a dia. Aproveitei a viagem, para nas poucas horas vagas, tomar alguns chopps com amigos e conhecer as agências Fischer, Adag, Ogilvy e Young. Além de visitar alguns museus.

Voltando ao WCCA, no primeiro trabalho, que escrevi com Elton Vergara da UFRG,  foram abordadas questões acerca da utilização do recurso da audiodescrição aplicadas em quadrinhos, focando o público cego. Já o segundo, que faz parte da pesquisa da minha dissertação, propõe a convergência de tecnologias não-lineares de hipermídia com linguagem baseada em quadrinhos, para facilitar o processo de geração de conhecimento de pessoas surdas.

O evento ocorreu entre os dias 17 a 20 de abril, na Universidade Mackenzie e contou com pesquisadores brasileiros, portugueses e australianos. No próximo ano será organizada na Universidade do Minho, na cidade de Guimarães em Portugal – mesma cidade que no próximo ano será a capital da cultura na Europa. Já está na agenda...

Link artigo: A audiodescrição aplicada aos auadrinhos
Link artigo: Histórias em quadrinhos e educação inclusiva


Um comentário:

  1. Olá,

    Puxa, fiquei super curioso para ler o artigo sobre audiodescrição em quadrinhos, mas não consegui.

    O problema é que arquios em formato PDF publicados no Google DOCS ficam inacessíveis para nós, cegos, que precisamos da ajuda de programas leitores de telas para usarmos o computador.

    Agradeceria muito se você puder disponibilizar o artigo de uma forma que possamos fazer o download do arquivo.

    ResponderExcluir