sábado, 30 de abril de 2011

Você pode até não acreditar em duendes lutando pela sustentabilidade...

Sob o viés da sustentabilidade, em meados de 2008 eu (direção de arte e ilustração) e Antonio “Alemão” Dourado (redação), criamos uma campanha interna para uma empresa do setor público, cliente da Agência Criação, com o objetivo de conscientizar sobre o desperdício na utilização de diversos materiais no dia a dia de uma corporação. O conceito básico era mostrar que por, aparentemente, mínima que fosse a economia isso já seria um grande feito quando pensado de forma global.

Como pra variar a verba foi limitada, as poucas peças focavam diretamente os pontos chaves dentro do escritório. Além disso, queríamos atacar esse problema de uma forma descontraída, sem parecer impor uma nova atitude. Para isso trabalhamos com um Elemental lúdico, representado pela figura do duende. No grupo desses seres, cada um correspondia a uma área a ser trabalhada: papel e meio ambiente (carro chefe), água, telefone (comunicação) e energia. Como conceito textual, toda comunicação brincava com a frase “Você pode até não acreditar em mim...” e entrava com a informação.

Infelizmente essa campanha nunca foi veiculada, apesar de muito elogiada pelo cliente.

Esse foi o início de tudo

Grupo de duendes. A idéia era que numa segunda fase da campanha o número aumentasse, correspondendo a outras áreas

 
Adesivo para interruptor de luz

 
 
Display para telefone

Móbile para impressora

Móbile para pias

 Caneca

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dip e Dop!!!

Publicado originalmente na Revista da ACP - no. 10 - 03/2005

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Artigos meus, sobre acessibilidade, apresentados em Congresso Internacional de Comunicação.

Na semana que antecedeu a páscoa fui a São Paulo, participar do IV WCCA - World Congress on Comunication and Arts, onde tive dois trabalhos aprovados. Gosto desses eventos porque sempre possibilitam conhecer novas pessoas e discutir questões muitas vezes esquecidas no dia a dia. Aproveitei a viagem, para nas poucas horas vagas, tomar alguns chopps com amigos e conhecer as agências Fischer, Adag, Ogilvy e Young. Além de visitar alguns museus.

Voltando ao WCCA, no primeiro trabalho, que escrevi com Elton Vergara da UFRG,  foram abordadas questões acerca da utilização do recurso da audiodescrição aplicadas em quadrinhos, focando o público cego. Já o segundo, que faz parte da pesquisa da minha dissertação, propõe a convergência de tecnologias não-lineares de hipermídia com linguagem baseada em quadrinhos, para facilitar o processo de geração de conhecimento de pessoas surdas.

O evento ocorreu entre os dias 17 a 20 de abril, na Universidade Mackenzie e contou com pesquisadores brasileiros, portugueses e australianos. No próximo ano será organizada na Universidade do Minho, na cidade de Guimarães em Portugal – mesma cidade que no próximo ano será a capital da cultura na Europa. Já está na agenda...

Link artigo: A audiodescrição aplicada aos auadrinhos
Link artigo: Histórias em quadrinhos e educação inclusiva


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dip e Dop!!!

Publicado originalmente na Revista da ACP - no. 14 - 07/2005

quinta-feira, 7 de abril de 2011

E eu, me metendo a fazer Design de Produto - Troféu Tourfilm Brazil

Ano passado um bom desafio caiu no colo da equipe da Agência Criação. Precisamente com direção de arte ajudei a desenvolver a campanha do Tourfilm Brazil. Além disso, criei e projetei o troféu para premiar os melhores filmes, dentre as categorias do festival.

Bom, tá aí um bom desafio!!! Design de produto, algo não muito comum em uma agência de propaganda, mas como sou um tanto metido, topei a brincadeira. Depois de vários raffs, concepts, pesquisas, referências, mockup desenvolvido pelo artista plástico e químico Rafael, chegamos a um resultado preliminar, que inclusive foi utilizado na primeira versão do evento. Mas não tão satisfeitos assim, buscamos parceria, na fundição, com a Truff de Joinville. Para uma das primeiras experiências com produto, o resultado ficou bom...

Processo Criativo

 Projeto Final


Resultado

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dip e Dop!!!

Publicado originalmente na Revista da ACP - no. 11 - 04/2005