quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mais propaganda para o design!


A essencial função da propaganda é fazer com que um produto ou serviço seja conhecido, e dessa forma, procurado por um determinado nicho de consumidores. Entretanto, com a enorme gama de ofertas no mercado, esses consumidores podem tornar-se distraídos e esquecidos, além de sua mentalidade nunca parar de mudar. Podemos prever, dessa forma, que novas camadas de consumidores aparecem a cada dia, enquanto outros desaparecem.

Os profissionais de publicidade (e comunicação) devem estar aptos a interpretar periodicamente as necessidades dessa nova espécie de cliente, auxiliando-os a atingir seus objetivos mercadológicos. Esta interpretação, por sua vez, requer uma série de atributos e estratégias, e uma delas é baseada na gestão do design.

O design, quando utilizado de forma estratégica, procura o equilíbrio entre as necessidades do mercado, a capacidade e a disponibilidade da empresa fabricante e a sociedade. O que faz o diferencial de um determinado produto dentre os seus concorrentes é justamente a qualidade com que este atende aos requisitos dos seus clientes, a maneira como se comunica com o mercado, o meio ambiente em que é comercializado e a imagem de quem o fabrica perante o mercado. Dessa forma, o valor da marca é medido pela lealdade que um grupo de consumidores possui por essa marca, criando uma ponte entre consumidor e marca, e formando as bases para as decisões de compra.

Nesse contexto podemos afirmar que o trabalho de uma agência de propaganda mudou. Os departamentos de uma agência e sua maneira de trabalho devem ser constantemente adaptados ao mercado. Com a grande concorrência, os clientes precisam de soluções inovadoras e rápidas todos os dias, e uma das ferramentas mais promissoras para o trabalho criativo vem do universo do design, onde são sugeridos processos com maior participação, interdisciplinaridade, diálogo, pesquisa, foco no tema abordado e um maior aproveitamento das lições provenientes de conflitos.

Fazer com que os consumidores identifiquem valor numa marca ou produto e se reconheçam é uma das principais tarefas da publicidade, mas essa tarefa pode trazer melhores resultados se pautada nas características de uma gestão eficiente e principalmente criativa.

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