Para representar a FCC foi escolhida uma logomarca criada pela agência Marcca Comunicação.
A logomarca comemorativa dos 60 Anos do MASC será utilizada durante todo o ano em diversos materiais publicitários e em outras peças definidas pela Fundação.
Lauro Junkes, do Conselho Estadual de Cultura, Raul Inácio Busarello e Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura.
Confira alguns comentários no site Acontecendo Aqui.
Nada na criação da logomarca foi por acaso, ela é fruto de muito estudo e pesquisa. Confira abaixo como cheguei ao conceito para desenvolvimento deste trabalho.
Justificativa conceitual da marca
Inserido num retângulo áureo, o que remeta à representação da arte renascentista, quanto ao estudo do naturalismo e na busca da perfeição na reprodução da natureza, a forma da marca ainda pode sugerir uma tela de pintura ou um espaço de arte moderna. Nesta última, pela fuga das bordas vazadas dos elementos seis e zero, sugerem um espaço não delimitado, rementendo a experiências cubistas ligando diretamente ao modernismo.
A construção interna com formas geométricas, como retângulos e círculos, remete a períodos como neoplasticismo. Entretanto sua forma simplificada pode ser entendida com aspectos do minimalismo.
O formato do número sessenta, composto por dois círculos ligados ainda sofrem influencias do construtivismo russo.
Dessa forma, a marca se define buscando características dos mais variados estilos artísticos da história, o que é ideal para representar um Museu que acomoda Artes dos mais variados períodos, estilos e autores. Mesmo assim, a marca ainda preserva sua simplicidade e legibilidade.
As cores vermelho e verde são referências as cores do estado de Santa Catarina. A aplicação do selo de 60 anos é ao lado direito da marca do MASC, originando num único elemento retangular. Essa aplicação aproveita o reconhecimento da marca já institucionalizada com a informação de que essa instituição já completa 60 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário