terça-feira, 14 de junho de 2011

Criação de objetos de aprendizagem em quadrinhos

Há quase dois anos faço parte de um grupo de pesquisa interdisciplinar na UFSC, com o objetivo de estudar e desenvolver objetos de aprendizagem acessíveis, com tema voltado à representação gráfica. Particularmente estou focando em pessoas surdas, e identifiquei, dentre vários aspectos, que a acuidade visual dessas pessoas é mais elevada do que aqueles que ouvem. Além disso, muitas pesquisas apontam que ao se apresentar um conteúdo escrito (ou falado), acompanhado por imagens, acelera o processo de absorção da mensagem (os publicitários que o digam). Isso tudo não parece muita novidade, mas a questão é que se está cientificamente comprovando esses fatos.

Bom, com esses dados propus criar objetos de aprendizagem, focados em surdos e não surdos, utilizando a linguagem de histórias em quadrinhos e isso tudo ainda, vinculado a algumas facilidades de interação dos meios hipermídia. O desafio, nesse primeiro momento foi conseguir relacionar o conteúdo educativo com o contexto de uma história ficcional, sem que o aluno (ou leitor) sinta esses elementos deslocados. Além de toda justifica redigida, já tenho alguns esboços do conteúdo de triedro prontos... agora é trabalhar para concluir este e outros, e validar o projeto.

 
 
Esboços do Objeto de Aprendizagem em Quadrinhos: conteúdo Triedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário