quinta-feira, 31 de março de 2011

Vt institucional do Crea-SC 2010

Aí vai mais um trabalhinho meu, realizado na Agência Criação. No ano passado, tínhamos o desafio de criar uma campanha para o Crea-SC, com o objetivo de valorizar o trabalho do profissional ligado a instituição, focando no bem estar da sociedade e levantando aspetos importantes de sustentabilidade. O resultado foi brincar com o conceito de uma maquete viva, mostrando toda relação no ciclo e interdependência da estrutura física social. O desafio, toda maquete foi criada em 3D, ótimo trabalho de produção dos amigos da Mídia Effects.
A idéia criativa foi realizada a seis mãos: minhas, Javier Altarriba e Osvaldo Murakami. Com minha direção de arte e texto do Osvaldo.

VT 1’


Storyboard

Conceito gráfico: planta baixa da maquete 

Conceito gráfico: elementos da cidade

Conceito gráfico

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dip e Dop!!!

Publicado originalmente na Revista da ACP - no. 6 - 10/2004

sexta-feira, 25 de março de 2011

Making off da gravação de vídeo em LIBRAS – Projeto WebGD

Participo de um grupo de pesquisa na UFSC, com o objetivo de estudar ambientes hipermídia voltados ao processo de ensino-aprendizagem acessível, denominado: "Educação Inclusiva: ambiente web acessível com objeto de aprendizagem para representação gráfica". Com apoio da CAPES (Edital 01/2009/CAPES/PROESP) e CNPq.

Uma de nossas preocupações, é que nossos canais de comunicação sejam acessíveis a cegos e surdos, por isso estamos implantando um sistema de avaliação no site do grupo WebGD - http://www.webgd.ufsc.br. Entretanto uma das necessidades para que as questões estejam de acordo com as normas de acessibilidade, é que as mesmas sejam traduzidas para LIBRAS, facilitando assim o entendimento para os surdos não oralizados ou alfabetizados na Língua Brasileira de Sinais.

Em 12 de março foi feita a produção desses vídeos, dirigidos por mim e dirigido/produzido por Roberto Garrido, da Cine + TV. Contou com a colaboração de Karin Schmitz como tradutora no vídeo e Maria de Fática Oliveira, como tradutora nos bastidores, já que a primeira é surda, o que deixou esse trabalho mais interessante.

O resultado pode ser visto em breve no site do grupo.

Abaixo segue vídeo do making off da brincadeira, captado e editado por Patricia Bieging:

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dip e Dop!!!

Publicado originalmente na Revista da ACP - no. 9 - 02/2005

domingo, 20 de março de 2011

Campanha "Um Projeto Chamado Futuro" em 2009

Em 2009 a criação da Criação emplacou mais uma campanha institucional para o Crea-SC, com conceito “Um Projeto Chamado Futuro”. Com a minha direção de arte e redação de Antônio “Alemão” Dourado, essa campanha foi interessante por juntar as ações dos atores, captados em cena, com posterior utilização de elementos animados feitos por computação gráfica. Nesse trabalho merecem mérito a produção de vídeo da MidiaEffects, e peça impressa com foto e tratamento de Philippe Arruda e Over Digital.




Storyboard criado através de manipulação de imagens (e dá-lhe photoshop). Na criação original das cenas, como pode ser visto no story, teria o elemento de mão desenhando e efeito das linhas luminosas. Entretanto decidimos retirar na finalização do VT. Pode ser conferido no VT:

 VT, produzido pela MidiaEffects.


Peça gráfica, foto por Philippe Arruda, tratamento e finalização Over Digital.


Pra quem quiser entender o processo de produção do VT, escrevi um “relatório da produção ” que pode ser visto numa série três textos em:
http://agenciacriacao.com.br/blog/index.php/2009/07/nao-basta-criar-tem-que-participar/
http://agenciacriacao.com.br/blog/index.php/2009/07/raulii/
http://agenciacriacao.com.br/blog/index.php/2009/07/raul3/

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dip e Dop!!!


Publicado originalmente na Revista da ACP - no. 8 - 01/2005

domingo, 13 de março de 2011

Revolução cultural nos quadrinhos - Texto apresentado na POSCOM2010

No início de dezembro de 2010 participei do VII POSCOM, congresso realizado na PUC do Rio, com o objetivo de discutir "Comunicação Contemporânea e Dispositivos Midiáticos: Convergência, Compartilhamento e Consumo". Nesse evento apresentei um texto de um estudo inicial sobre Indústria Cultural e Quadrinhos.




Fonte: http://poscom2010.blogspot.com/


O texto com o título de "Revolução cultural nos quadrinhos: desconstruindo as histórias em quadrinhos da contracultura." tem a proposta de que:
"Partindo da ideia de que o desenvolvimento cultural é primordial para a construção de uma sociedade e da identidade do indivíduo, esse artigo é um texto preliminar sobre a utilização de narrativas em histórias em quadrinhos como agentes de transformação social. Com foco na visão capitalista, onde os bens culturais tornam-se produtos e passam a fazer parte de um sistema de troca de mercadorias, as HQ como meio de comunicação com base no design, se apresentam como artefato tanto de divulgação de uma ideologia de poder vigente ou como um mecanismo de revolução."

O texto na íntegra pode ser visto aqui, ou nos Anais do evento.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Anúncio Dalçoquio - Mordemos o Prêmio

Anúncio criado por mim e Antônio "Alemão" Dourado (agência Criação), para homenagear o Grupo Dalçoquio, pelo recebimento do prêmio Kraft Páscoa é Lacta 2009.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Story Board - Com apoio você chega lá!!!

Dentre as peças do meu portfólio esse vídeo é um dos trabalhos que gosto muito.Conseguimos dar um ar poético, criativo, para um produto que num primeiro momento parecia careta. Apesar do desafio foi motivador pesquisar referências pra direção de arte, trilha, figurinho, castting... Também foi o primeiro trabalho profissional com a Cine + TV e onde conheci o ilustre diretor de fotografia Joel Lopes. O trabalho foi feito pela Agência Criação, onde dividi a direção de arte com Javier Altarriba, redação de Antonio “Alemão” Dourado e direção de criação de Onor Filomeno. Segue abaixo o vídeo (que já rolou por aqui) e as três lâminas do story board criado e desenhado por mim.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Dip e Dop!!!

Publicado originalmente na Revista da ACP - no. 20 - 02/2006

sábado, 5 de março de 2011

Identidade Corporativa Cine + TV

A alguns meses, a pedido dos meus amigos Roberto Garrido e Silvania Siebert, tive a honra de reformular toda a identidade corporativa da protudora Cine + TV (www.cinemaistv.com.br). Além da marca e manual de aplicações, foram desenvolvidas uma série de peças básicas que a companham a comunicação.
Segue nova marca, e em breve postarei outros materiais:

quinta-feira, 3 de março de 2011

Comunicação, significado, mensagem e... hã?!?! O que ele disse???

Hoje muito se fala que vivemos na era da comunicação; que o ato de comunicar nunca esteve tão presente na vida das pessoas. Que nunca foi tão evidenciado; que as tecnologias atuais de comunicação reduziram praticamente a zero as distâncias; aumentando de maneira inimaginável a velocidade na troca de informações; e por aí vai… Embora os estudos da comunicação como área disciplinar acadêmica tenham iniciado em meados do século passado, como todos nós podemos suspeitar, o ato de comunicar não é algo novo, e nem exclusivo do ser humano. Entretanto o homem é o único ser que tem consciência disso, com a incrível capacidade de armazenar e manipular informações gerando conhecimento. É o único (pelo menos até aqui) que tem suas representações mentais (pensamentos, história, linguagem, conhecimento…) expressas de forma simbólica.

Para John B. Thompson, no livro A Mídia e a Modernidade, a comunicação pode ser entendida como uma atividade social, que implica na utilização e envolvimento de vários recursos e técnicas para produção, transmissão e recepção de formas simbólicas. Nesse processo, os elementos técnicos empregados são o meio por onde o conteúdo simbólico (informação) é transmitido e fixado na relação entre mensagem enviada e recebida. Nesse sentido, o meio disponível e utilizado (como fala, escrita, desenho, sinal de fumaça, expressão corporal, dados digitais, gesto, ruído, ação, posição… e a lista segue) influencia no grau de fixação de uma determinada mensagem. E mais, por meio dessas mensagens estamos ativa e constantemente nos modificando, em virtude dos significados oferecidos pelo ambiente a nossa volta. “É um processo no qual algumas mensagens são retidas e outras são esquecidas, no qual algumas se tornam fundamento de ação e reflexão, tópico de conversação entre amigos, enquanto outras deslizam pelo dreno da memória e se perdem no fluxo e refluxo das imagens e ideias”, salienta o autor.

Por mais apocaliptos ou integrados que possamos ser, o fato é que como criaturas simbólicas, e principalmente como profissionais de comunicação, precisamos estar antenados com as mudanças e características do mundo a nossa volta, para que a relação Produção – Recepção seja a mais eficiente possível.

Redigi esse texto no período em que escrevia um capítulo para o livro de Mídia e Conhecimento, organizado por professores do EGC (Vanzin e Gertrudes). Em breve estarei escrevendo sobre isso aqui.
Foi publicado originalmente no blog da Agência Criação em 28 de out. 2010: http://agenciacriacao.com.br/blog/index.php/2010/10/comunicacao-significado-mensagem-e-ha-o-que-ele-disse/