quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Casan para economizar água é o escolhido da 1a. bissemana de janeiro

Campanha criada por mim e Javier é comentada por Chico Socorro no site Acontecendo Aqui.


Comentário de Chico Socorro: "Creio que uma peça como essa não necessita de muitos comentários: layout bem resolvido e uma ilustração que fala por si própria. É isso."

Ficha técnica

Anunciante: Casan
Agência: Criação
Direção de Criação: Neno Brazil/Onor Filomeno
Direção de Arte: Javier Altarriba / Raul Busarello

Redação: Antônio Dourado
Atendimento: Idelson Rodrigues de Souza
Produção: Jacides Laureano
Mídia: Edson SantanaAprovação
Cliente: Walmor de Luca, Marcelo Rego e Tatiana Campos

Mais propaganda para o design!


A essencial função da propaganda é fazer com que um produto ou serviço seja conhecido, e dessa forma, procurado por um determinado nicho de consumidores. Entretanto, com a enorme gama de ofertas no mercado, esses consumidores podem tornar-se distraídos e esquecidos, além de sua mentalidade nunca parar de mudar. Podemos prever, dessa forma, que novas camadas de consumidores aparecem a cada dia, enquanto outros desaparecem.

Os profissionais de publicidade (e comunicação) devem estar aptos a interpretar periodicamente as necessidades dessa nova espécie de cliente, auxiliando-os a atingir seus objetivos mercadológicos. Esta interpretação, por sua vez, requer uma série de atributos e estratégias, e uma delas é baseada na gestão do design.

O design, quando utilizado de forma estratégica, procura o equilíbrio entre as necessidades do mercado, a capacidade e a disponibilidade da empresa fabricante e a sociedade. O que faz o diferencial de um determinado produto dentre os seus concorrentes é justamente a qualidade com que este atende aos requisitos dos seus clientes, a maneira como se comunica com o mercado, o meio ambiente em que é comercializado e a imagem de quem o fabrica perante o mercado. Dessa forma, o valor da marca é medido pela lealdade que um grupo de consumidores possui por essa marca, criando uma ponte entre consumidor e marca, e formando as bases para as decisões de compra.

Nesse contexto podemos afirmar que o trabalho de uma agência de propaganda mudou. Os departamentos de uma agência e sua maneira de trabalho devem ser constantemente adaptados ao mercado. Com a grande concorrência, os clientes precisam de soluções inovadoras e rápidas todos os dias, e uma das ferramentas mais promissoras para o trabalho criativo vem do universo do design, onde são sugeridos processos com maior participação, interdisciplinaridade, diálogo, pesquisa, foco no tema abordado e um maior aproveitamento das lições provenientes de conflitos.

Fazer com que os consumidores identifiquem valor numa marca ou produto e se reconheçam é uma das principais tarefas da publicidade, mas essa tarefa pode trazer melhores resultados se pautada nas características de uma gestão eficiente e principalmente criativa.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Dip&Dop (1)

Clique em cima da imagem para ampliar.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Logomarca 60 anos MASC

Em 31 de março fui até o MASC - Museu de Arte de Santa Catarina - para receber o tão ilustre prêmio do Concurso de Logomarcas da FCC e Masc. A logomarca que criei foi escolhida entre 62 projetos para representar os 60 anos do Museu. uhuuuu!!!

Para representar a FCC foi escolhida uma logomarca criada pela agência Marcca Comunicação.

A logomarca comemorativa dos 60 Anos do MASC será utilizada durante todo o ano em diversos materiais publicitários e em outras peças definidas pela Fundação.

Lauro Junkes, do Conselho Estadual de Cultura, Raul Inácio Busarello e Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura.


Confira alguns comentários no site
Acontecendo Aqui.


Nada na criação da logomarca foi por acaso, ela é fruto de muito estudo e pesquisa. Confira abaixo como cheguei ao conceito para desenvolvimento deste trabalho.


Justificativa conceitual da marca


Inserido num retângulo áureo, o que remeta à representação da arte renascentista, quanto ao estudo do naturalismo e na busca da perfeição na reprodução da natureza, a forma da marca ainda pode sugerir uma tela de pintura ou um espaço de arte moderna. Nesta última, pela fuga das bordas vazadas dos elementos seis e zero, sugerem um espaço não delimitado, rementendo a experiências cubistas ligando diretamente ao modernismo.


A construção interna com formas geométricas, como retângulos e círculos, remete a períodos como neoplasticismo. Entretanto sua forma simplificada pode ser entendida com aspectos do minimalismo.


O formato do número sessenta, composto por dois círculos ligados ainda sofrem influencias do construtivismo russo.


Dessa forma, a marca se define buscando características dos mais variados estilos artísticos da história, o que é ideal para representar um Museu que acomoda Artes dos mais variados períodos, estilos e autores. Mesmo assim, a marca ainda preserva sua simplicidade e legibilidade.


As cores vermelho e verde são referências as cores do estado de Santa Catarina. A aplicação do selo de 60 anos é ao lado direito da marca do MASC, originando num único elemento retangular. Essa aplicação aproveita o reconhecimento da marca já institucionalizada com a informação de que essa instituição já completa 60 anos.